terça-feira, 2 de junho de 2009

CECÍLIA/HENRIQUE - qualquer poema bom vem do amor narcísico (Antônio Cícero)

CECÍLIA.
NÃO VOU TER UMA FILHA CHAMADA CECÍLIA.
SEMPRE imaginei que tendo uma filha ela se chamaria Cecília. Acho a palavra linda e gosto de sua sonoridade, assim como a da palavra silêncio. As duas tem bastante "s". Português é uma língua repleta de "ss" e isso me agrada.
NÂO, não vou ter uma filha chamada Cecília. Não vou sequer ter um filho chamado Henrique. Ninguém pra cuidar, ninguém pra vestir, ninguém pra guiar, ninguém com quem se envolver de verdade, pra sempre e definitivanmente. O elo invisível e inquebrantável. O futuro, o fruto, a continuação bíblica da vida, o descanso para a grande questão humana. O conforto da mortalidade aceita.
NÂO, não, não vou ter uma filha chamada Cecília. Cecília pra me preocupar e perder meu tempo, obrigado Cecília, por me desviar dos meus icebergs de neurose. Obrigado Cecília por me aliviar disso tudo. Sim, um outro mundo é possível, além de Davos. Graças à Cecília. Thanks Cecília. Cecília que falaria línguas.
NÂO não não não vou ter uma filha chamada Cecília. Ela, que provavelmente me arrancaria do fundo desse buraco, reclamando para si uma Vida que precisa ser cuidadosamente cuidada e assistida. Responsabilidade demais pra criança Cecília, um adulto devia saber cuidar de si mesmo. Obrigado Mulher-maravilha Cecília. Obrigado Cecília, agora eu tenho o que fazer e cuidar de você é a melhor coisa do mundo. Obrigado.
NÂO não não não e não, não vou ter uma filha chamada Cecília. Uma menina que chamaria meu nome e pararia tudo. A vida pode esperar e se não poder, dane-se a vida, afinal, Cecília chama. E, se ela chama, tudo pàra.
Não não não não não não vou ter uma filha chamada Cecília para me chamar. Chamar à vida, chamar às claras, chamar à realidade, chamar às favas. Portanto, o mundo nunca vai parar e o tempo vai continuar pequeno e correndo a revelia a anos luz. A palavra Cecília não será saboreada todos os dias, mastigada sílaba por sílaba com gosto, sobrará o silêncio, ela não me chamará e o elo continuará perdido como no seriado tosco. O outro mundo não será possível e o buraco se aprofundará.
NÃO VOU TER UM FILHO CHAMADO HENRIQUE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário