quarta-feira, 21 de outubro de 2009

JURA SECRETA

VOLTEI a esse momento solitário da escrita.
ESTOU há tempos empurrando com a barriga esse texto. Quem me conhece por dois minutos que seja não imagina que eu possa ser capaz de la m a r * uma cantora tão fora do padrão-fernando-de-qualidade. Simone. Ui! Mais estranho pensar que o ultimo show que assisti foi Green Day e o proximo sera Simone. That`s me.
BEM, quando se fala em Simone logo nos lembramos dessa merda que virou o trabalho dela nos últimos anos. A recente união com Z Duncan foi o fim. Eu odeio a ZD. Rendeu um Cd e DVD ao vivo que nao pretendo jamais conhecer. Mas, enfim, são 36 anos de carreira com mais altos que baixos. Parece que todo artista vai se desmanchando com o passar do tempo. Atualmente, vencer bem o segundo disco já é uma vitória, que dirá 36 anos. Orra, meu.
SIMONE acaba de lancar novo CD com assinatura da gravadora Biscoito Fino. Uma gravadora de arte, para onde muitos artistas da MPB tem se refugiado a fim de manterem um melhor nivel em seus trabalhos. Talvez uma luz no fim do tunel da baiana.
PRIMORDIOS: pra mim tudo começou em dezembro de 1979. Simone foi a atração especial no fim daquele ano da Globo. O show chamava-se `Simone` e era embalado por sucessos de uma interprete politizada. "Pra não dizer que não falei de flores", "Começar de novo", "Maria,Maria" e `Antes que seja tarde`. Era uma epoca diferente. Quebrar algumas barreiras significavam mais do que saber qual vai ser a proxima novidade da Microsoft. Minha mãe logo comprou o vinyl do show pra mim e ali se iniciou a loucura que me define ate hoje. Simone pra mim era o conjunto da obra. Não era apenas a voz, a altura, a presença, o dinheiro, a beleza, a sexualidade. Era a maneira como essas coisas me atingiam e me deixavam na lona. Eu tinha 11, 12 anos e tudo que é novo tem um gosto virgem nessa idade fragil. Em seguida, já em 1980, o tal show chegou em Porto Alegre. E aí me foi apresentado uma show woman como uma criança como eu jamais tinha visto. Fui ao nocaute.
A partir dali meu destino simoniano estava traçado. Alem de soltar a voz como ninguem, seu timbre me acalma, inexplicavelmente. Outra coisa me agrada muito. Ela nao trina as vogais como um canario imbecil, cacoete tao comum no jeito de cantar de Caetano e Bethania, eu sei que isso conta como qualidade, mas eu detesto, me incomoda. E o melhor de tudo, Simone mastiga as silabas, ela aproveita cada pedacinho da palavra saborosamente. Nao engole nada.
Bem no meu feitio, comprei comprei comprei comprei comprei tudo que podia dela e esperava cada novo trabalho como esperava pelas férias. E olha, tudo que eu queria naqueles anos malditos de colegio eram ferias. Cada novo disco era um vendaval de vida pra mim. Eu cuidava pra nao ouvir mais do que duas vezes cada disco novo por dia para nao enjoar muito depressa. Em meados dos anos 80, Simone assinou um contrato milhonario com a CBS. Esse contrato rendeu capa na Veja. A matéria mostrava o cacife da então mais poderosa interprete brasileira e falava da nova era de shows super produzidos em ginasios para os grandes nomes da MPB. Simone inaugurou esse momento. Naquele ano a turnê do show Corpo e Alma lotou quatro vezes apenas o Maracanazinho, repetindo o exito pelos quatro cantos do pais.
ELA era meu idolo total. Obviamente a maioria das letras eram tristes e falavam de todos amores proibidos/perdidos que uma pessoa pode viver. Perfeito. Eramos a mao e a luva. Eu me perguntava se dali ha 20 ou 30 anos eu ainda estaria ouvindo aquelas musicas e ainda estaria gostando da Simone. Dela mesma, acho que ja nao gosto tanto como naquela epoca. As pessoas mudam e fazem suas proprias caveiras. Ja das musicas, gosto cada vez mais. Ouvir cancoes antigas `e como recontar nossa propria historia e reviver um tempo que parece ainda nao ter passado. Da uma ideia de eternidade.
ACHO que nao quero continuar escrevendo sobre isso.

PS -- ASSIM Q MEU TECLADO FOR RECONFIGURADO VOLTO A ESSE TEXTO P/ COLOCAR OS ACENTOS Q ESTAO AUSENTES PQ SIMPLESMENTE SUMIRAM !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário