sexta-feira, 24 de julho de 2009

E o carro que parece uma carroça, coisa nossa, muito nossa.

0ºc. Se você mora numa cidade do Brasil que realmente faça frio, você sabe que nossas casas parecem um casebre. Coisa nossa. O chão, as janelas, os vidros, os banheiros, tudo é construído sem o mínimo de visão para o inverno gelado. O inverno meia-boca dá pra levar, mas quando o termômetro despenca o bicho pega. E daí passamos alguns dias experenciando como deveria ser viver em cavernas, sim, porque tudo fica gelado. A temperatura interna nunca é muito superior à externa. De nada adianta ligar o ar condicionado no quarto e ter que passar por uma sala que mais parece locação da Era no Gelo IV e chegar numa cozinha onde se pergunta : por que essa geladeira está ligada, afinal ?
- 1 ºC. Essas são as nossas casas. É caro ligar todos aparelhos de aquecimento de uma vez só ? Sim. Mas será que ligar - todos - por alguns poucos dias de inverno vai quebrar o orçamento de alguém ? Por favor! Isso não tem nada a ver com dinheiro, na maioria dos casos. Quem já não foi em casas atapetadas de splits, com lareiras lindas e ... nada ! As pessoas simplesmente não usam. ENTÃO POR QUE COMPRAM ????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????
- 2 ºc. Então tá um daqueles dias e você tem que fazer uma visita para aquele amigo que além de não ligar nem o bico do fogareiro ainda gosta de arejar a casa. Aqui no sul as pessoas amam o tal do arejar a casa, é uma febre, um craving. Ok, é saúde, ok, mas dá pra arejar sem eu ter que estar presente nesse vendaval direto dos Andes para o meu nariz ? Meu, tá fazendo 11 (onze) graus lá fora, animal ! Gente assim tá fora da casinha, do condomínio, do universo. E aí você conversa, brinca com a filhinha dele, janta, toma cafezinho e vai pegar seu carro, sem em -n e n h u m- momento ter tirado o casacão com aqueles três blusões de lã por baixo e ainda se arrepende por não ter colocado duas ceroulas ao invés de apenas uma. Isso pra mim, é tratar mal uma visita. E ainda acham que as pessoas ficam muito resfriadas no inverno. Ah, por que será ? Dentro ou fora dos lugares, parece que estamos sempre na rua, no tempo e no vento. Esse pessoal deve ter Ana Terra como heroína.
- 3°C. O mais revoltante é que as pessoas tem aquecedores e o escambau, mas simplesmente não usam. O gaúcho, que é o povinho que eu mais conheço, é mmmmmmmuito pão duro, as coisas passam do limite.
33ºC. Bom, pelo menos no verão a situação aos poucos está melhorando. Quando a meteorologia prevê uns 28 graus já tem gente que começa a tirar o pó do seu ventilador Arno três pás. É, tomara que o verão chegue logo.

Um comentário: