sábado, 18 de julho de 2009

MAIS SOM MAIS FÙRIA

QUAL é o segredo de Som e Fúria ? Ser adaptado a partir de uma montagem canadense - Arrows and Slings , ser uma parceria da Globo com a O2 Filmes, o elenco, a trilha, o figurino impecável, o revesamento de diretores a cada episódio, o teatro como personagem onipresente, o Felipe Camargo, o roteiro, a edição, os flashbacks, a liberdade ? A resposta deve ser tudo isso, mas especialmente a liberdade. A mesma liberdade que o "diretor" Dante ( a melhor encarnação de Felipe Camargo ) saboreia na série foi inspirada ou inspirou o resultado que se vê todas as noites, de terça a quinta em algum horário que ronde as 23 hs.
O programa me lembra o teleteatro que a Globo exibia no fim dos anos 70, liberdade e seriedade na montagem de clássicos e vanguardas. Coisas que o teatro é mestre e melhor veículo. Um tempo que se foi. Som e Fúria, é o tataraneto ressucitado de uma iniciativa de qualidade há muito esquecida, soterrada e morta pela própria Globo. Uma fresca surpresa parecida com os ventos de renovação de costumes trazidos por Malu Mulher.
2009, ano em que a Globo apresenta as piores novelas de toda sua história, descendo ladeira muito abaixo, a produção de Fernando Meirelles vem levantar o moral do pessoal da casa ex-toda-poderosa.
ALÉM das interpretações poderosas e afinadas do elenco fixo, as participações especiais são um acessório luxuoso. O escrachado e pérfido deboche a Gerald Thomas como Osvald Thomas ( Antonio Fragoso) leva Palma de Ouro. Fernanda Montenegro, Wagner Moura, ponto. Juliano Cazarré, o boy toy Kleber de Ellen ( Andréa Beltrão) que desde o filme A Festa da Menina Morta comprova que é muito mais do que um corpão. E, claro, Rodrigo Santoro, revelando toda perversão, crueldade e genialidade da publicidade. A análise de dois minutos que seu personagem fez de um mudo Ricardo Dias (Dan Stulbach) explica por que poucos publicitários brilham tanto e nunca recuperarão seu ego. E ainda vem por aí Débora Falabella e Leonardo Miggiori.
NÃO tive coragem de googlar e me informar quando esse delírio da TV brasileira acaba, mas uma segunda temporada não está descartada. Viva !
BEM, não resisti e fui ao Google resolver a questão da segunda temporada. Após os 12 capítulos da temporada inicial uma segunda parte não está descartada. Para isso é importante que a média de 20 pontos seja mantida no cômputo geral de audiência, o que é considerado sucesso absoluto para o horário das 23 hs. Som e Fúria tem atingido uma audiência tímida, característica de entetenimento de qualidade.
O segredo de Som e Fúria ainda não está bem claro, mas quem se importa ? O importante é que esse segredo esteja bem guardado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário